quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Tecnologia é aliada da Secretaria na implantação do Reinventando o Ensino Médio


Por meio de videoconferência realizada hoje, representantes do projeto conversaram com inspetores de todas as Superintendências Regionais de Ensino
A segunda fase do projeto Reinventando o Ensino Médio continua movimentando a Secretaria de Estado de Educação. Este mês, a equipe do projeto já fez reuniões presenciais em seis pólos do Estado e, nesta segunda-feira (27-08), representantes de todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino participaram de videoconferência para receber orientações sobre o projeto. O público-alvo da videoconferência foram os inspetores escolares.
“Essa foi nossa segunda videoconferência. Estamos explicando o projeto, orientando os participantes para garantir que a implantação do Reinventando se dê da melhor maneira possível nas próximas escolas”, explica a coordenadora do projeto, Cynara Quintão. O Reinventando foi iniciado em 2012, em 11 escolas da região norte de Belo Horizonte. A partir do ano que vem, o projeto chegará a outras 122 escolas, em todas as 47 SREs do Estado.
Representantes do projeto em videoconferência com as SREs. Foto: Guilherme Brasil/ACSSEE
Representantes do projeto em videoconferência com as SREs. Foto: Guilherme Brasil/ACSSEE


“É importante conversar com os inspetores, pois são eles que os responsáveis por fazer o acompanhemento das áreas administrativa e pedagógica da escola, e, portanto, serão peças essenciais para a implantação do projeto”, afirma Cynara. Além de inspetores, diretores e técnicos também participaram da reunião virtual. Na 1ª videconferência participaram os responsáveis pelo projeto em cada uma das Superintendências.
Segundo a coordenadora, a maior parte das dúvidas dos inspetores é sobre a reorganização do currículo da escola. O Reinventando amplia a carga horária ao longo do ensino médio de 2,5 mil horas, para 3 mil horas, com a implantação do sexto horário no turno diurno. Além disso, o projeto também insere áreas de empregabilidade, nas quais os alunos terão um primeiro contato com a realidade do mercado de trabalho.
Inspetores das 47 Superintendências do Estado participaram da reunião. Foto: Guilherme Brasil/ACSSEE
Inspetores das 47 Superintendências do Estado participaram da reunião. Foto: Guilherme Brasil/ACSSEE


Em BH, as 11 escolas atuam com três áreas de empregabilidade: Comunicação Aplicada, Tecnologias da Informação e Turismo. Nas 122 escolas, além dessas três áreas, foram escolhidas outras seis, de acordo com a demanda da região, entre elas, áreas como meio-ambiente e gestão e empreendedorismo.
Tecnologia
As reuniões virtuais tornaram-se possíveis a partir deste ano, com a instalação em cada uma das 47 SREs, além do órgão central da Secretaria, de uma sala de reuniões com equipamentos de videoconferência. Todas as salas ganharam dois televisores, além de equipamentos para captação de áudio e vídeo. Além disso, todos os superintendentes tem a disposição também um equipamento para reuniões menores, um monitor especial que permite a realização de videoconferências. Nos monitores, as reuniões permitem a participação de duas pessoas por equipamento, já nas salas é possível reunir até 25 pessoas.
Em fase de testes e capacitação dos usuários, o sistema de videoconferência realiza as primeiras reuniões. No projeto Reinventando o Ensino Médio, as videoconferências estão dividindo as SREs em três blocos, mas segundo o superintendente de Tecnologias Informacionais, Hudson Oliveira, será possível reunir todas as 47 Regionais na mesma reunião. "O sistema tem essa capacidade de reunir as 47 e vai diminuir bastante os custos de uma reunião. Com frequência é preciso reunir representantes das SREs para passar informações sobre um determinado assunto. Com esse sistema, estamos fazendo isso sem custo algum. Além disso, agiliza a transmissão da informação", explica.
Fonte: SEE

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