O Projeto



O Reinventando surgiu para repensar o currículo do Ensino Médio nas escolas estaduais mineiras. Além de aumentar a carga horária ao longo dessa fase de ensino — em vez das 2,5 mil horas/aula nos três anos, os alunos terão três mil horas/aula — por meio da adoção do sexto horário, o projeto propõe ainda a adoção de disciplinas voltadas para área da empregabilidade. Essas disciplinas não são profissionalizantes, mas reforçam a base cognitiva dos estudantes, beneficiando, inclusive, a perspectiva para atuação no mercado de trabalho.
Nas 11 escolas que já trabalham o Reinventado as áreas de empregabilidade são Comunicação Aplicada, Turismo e Tecnologia da Informação. O assessor do Gabinete da Secretaria de Estado de Educação, Ricardo Fenati, frisou durante explanação, que o Reinventando o Ensino Médio não se trata de um “adendo, de um apêndice do currículo regular. É um pacote pedagógico, extensivo a todas as outras matérias essenciais e, como tal, deve ser priorizado. As disciplinas da área de empregabilidade não suprirão nenhuma outra. Pelo contrário, elas se complementarão”, explicou.
Nas outras 122 escolas que vão receber o projeto, a partir de 2013, as áreas de empregabilidade não serão, necessariamente, as mesmas. Cada escola poderá optar pela adesão da área de empregabilidade de seu interesse, e o número de disciplinas oferecidas poderá variar conforme a demanda e o número de turmas de Ensino Médio que a escola tiver. Será necessário ainda, um coordenador, que irá se responsabilizar pelos três turnos do Ensino Médio das escolas que tiver o programa implementado e terá status e proventos de um vice-diretor, além de um professor especializado para cada área de empregabilidade na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário